Os Ambientes
Saiba mais sobre nossos ambientes...
Ambientes
Acreditamos que os ambientes são tão educadores quanto a família e os professores. Nossos espaços foram projetados para acolher e ouvir as crianças e sua centena de linguagens, sendo agradáveis e flexíveis, acessíveis para infinitas experiências, adquirindo forma e identidade através das relações estabelecidas, valorizando e respeitando a cultura da infância.
Áreas de Trabalho:
Nossas salas de aulas estão organizadas com pequenos espaços denominados “Áreas de Trabalho”. Cada Área de Trabalho possui uma identidade própria e materiais potentes, possibilitando que a criança trabalhe e conviva em pequenos grupos, pesquisando, construindo e representando seus pensamentos, levando em conta sua fase de desenvolvimento cognitivo.
Ateliê e o papel do Atelierista:
É um lugar de pesquisa, em que imaginação, experimentos, criatividade e expressão se entrelaçam. As linguagens expressivas (visual, musical e outras) são essenciais, pois unem emoções e empatia com racionalidade e cognição, favorecendo a formação de uma perspectiva mais ampla da aprendizagem.
Cozinha
Somos uma escola que compreende a alimentação como um ato de vida, de bem-estar e conexão, entendendo a cozinha como um espaço que promove experiências com seus sabores, cheiros, sons, texturas e cores passando a ser um ponto de apoio para vínculos, afetos, valores e memórias. Um laboratório precioso que acolhe as pesquisas das crianças e dos adultos, sendo uma área de trabalho que sustenta o projeto pedagógico.
Espaços externos e o brincar
A natureza é uma fonte inesgotável de experiências, um grande cenário para que as crianças movimentem o corpo e convivam com os elementos relacionados à vida humana, convivam com suas primeiras experiências sensíveis sobre a beleza, sobre a harmonia, sobre a diversidade, alternância da luz e da sombra, a calma, a serenidade, o silêncio. Os jardins e os parques da escola são lugares de vida e de relações, habitados por adultos e crianças, espaços de pensamentos, onde o encantamento do canto dos pássaros, das cores das flores, a variação das estações com seus ciclos, desfilam sob os olhos das crianças e se tornam pesquisas e fontes de conhecimento.