A pesquisa é um processo natural do ser humano que se envolve com a complexidade do mundo que o
cerca, em busca de sentidos para o que se experimenta, se vive e se faz, sendo assim um
aprofundamento que faz com que a criança evolua do senso comum para a construção de um
conhecimento científico.
A prática de pesquisa envolve a escuta, o diálogo, a participação, a
projetação, a
experimentação, a observação, boas perguntas, contextos investigativos, narração do vivido,
modalidades de documentação, prática reflexiva e coletividade.
A pesquisa pode nascer de muitos modos, seja do interesse manifestado pela criança, de situações
do cotidiano ou ainda de um convite do professor ao grupo para estudar um tema que mereça ser
investigado. Essa prática, empodera quem investiga, porque o investigador percebe que consegue
ultrapassar o que já é conhecido, nos faz humildes, pois quanto mais pesquisamos menos sabemos e
propicia o diálogo entre as disciplinas e entre as áreas do conhecimento, promovendo a autonomia
intelectual e a cooperação entre os pesquisadores.